Notícias

Pneus estocados de forma irregular tem destinação adequada pela atual administração.

Data de Publicação: 02/02/2017

Fonte: Assessoria de Comunicação

O município de Nuporanga através do Setor de Vigilância Sanitária e equipe de Controle de Vetores deram destino adequado a uma grande quantidade de pneus velhos que estavam estocados de forma irregular no prédio do antigo matadouro do município. Ao todo, no dia 20 de janeiro, foram descartadas em média 10,5 Toneladas de pneus inservíveis com os rigores que determinam a Resolução CONAMA 416 de 30/09/2009. A retirada das unidades remanescentes para que o descarte total seja realizado será providenciado pelo setor competente.

Para o descarte foi necessário o transporte até Ribeirão Preto por transportadora terceirizada, onde está localizada a empresa Multi Pneus LTDA, empresa capacitada para dar destinação adequada a esse tipo de resíduo. Para se livrar dos pneus há custos e a prefeitura precisou pagar por isso.

Segundo o Chefe de Vigilância Sanitária – Adriano José Janólio, o trabalho ainda não foi concluído, mas serão realizadas quantas viagens forem necessárias até zerar o estoque de pneus descartados em Nuporanga. Ele ponderou que os pneus que estavam estocados no matadouro foram descartados durante um longo período de tempo sem destinação correta.

O chefe do setor informou que deverá realizar reuniões de conscientização com revendedores, bicicletarias, oficinas mecânicas, transportadoras e borracharias da cidade, visando adequar o descarte de acordo com a legislação atual, e, para que não ocorra novamente o acúmulo visto, uma vez, que a falta de cuidados com no descarte pode gerar um problema de saúde pública considerando que pneus abandonados são invariavelmente um criadouro natural do aedes aegypti transmissor de várias endemias.IMG_0012 IMG_0252 IMG_0259