Luta Contra a Dengue mobiliza toda a cidade.

DENGUE1
A Prefeitura de Nuporanga esta realizando uma ação conjunta entre a Vigilância Sanitária, a equipe do  Controle de Vetores e agentes comunitários de saúde, que consiste na aplicação de inseticida nas residências para eliminar o mosquito Aedes aegypti. O serviço de nebulização permanecerá no município até os domicílios visitados tenha 100% de cobertura.
A iniciativa faz parte do Programa de Combate à Dengue. Agentes de Controle de Vetores e propaganda volante avisaram os moradores das residências, informando às providências que deveriam ser adotadas antes da aplicação do produto. As pessoas precisam sair das casas, com animais de estimação e aguardar 30 minutos para que o produto faça efeito, seguindo as instruções da equipe. No caso de pessoas que estejam acamadas e tenham dificuldades de locomoção, as orientações de como proceder são feitas diretamente pelos agentes comunitários.
O Programa de Combate à Dengue foi iniciado para que as ações propostas durante todo ano causem o efeito desejado: alertar a população sobre a importância da prevenção o ano todo, sem a participação da população não iremos vencer essa luta. Se cada cidadão não se conscientizar da importância de eliminar criadouros, o trabalho da vigilância sanitária não será suficiente. De modo geral temos obtido bastante sucesso em nossas visitas e a população esta colaborando com nosso trabalho, mas ainda existem moradores que resistem a autorizar a visita dos agentes de controle de vetores.
Infelizmente algumas pessoas não tem a consciência real do problema! Todos os dias há noticiários na televisão, ouvimos no rádio e lemos em jornais. DENGUE MATA! Somente com a ajuda da população será possível conter a proliferação do mosquito.
Durante o trabalho das equipes, a população também é orientada sobre a importância da vedação das caixas d’água e de outros locais de proliferação do mosquito.
As escolas também participam das campanhas de conscientização realizadas durante o ano todo. Alunos recebem orientação dos professores e ajudam em casa na prevenção.
Juntos venceremos mais essa batalha – disse o Prefeito Gabriel Melo de Souza, para isso conto com o apoio de toda a população.
Para Bruno Ferrão – Chefe de Vigilância Sanitária o trabalho de combate a dengue esta sendo feito de forma eficaz, mas a prevenção continua sendo o melhor remédio.